Chatô, o rei do brasil.(2005) Sinopse:

Filme brasileiro, dirigido e produzido por Guilherme Fontes, com roteiro baseado na obra homônima de Fernando Morais.

           Obra entusiasmante que relata ficticiamente sobre a história do paraibano, advogado, jornalista, político e magnata Assis Chateaubriand Bandeira de Mello na época de grandes evoluções dos meios de comunicação devido ao investimento do governo para manipular a população na era do governo de Getúlio Vargas.

          Assis, interpretado por Marco Ricca, foi um dos grandes nomes da imprensa brasileira, destacando-se como um dos homens públicos mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 e 1960. No filme, ele acaba sendo afetado e morto por uma trombose, o filme se passa no julgamento final dele retratado humoristicamente por um programa de televisão da época.  

          As múltiplas relações com mulheres, criação da Super Rádio Tupí e posteriormente a criação de seu próprio e único canal de televisão da época. Para isso, precisou de investimentos de terceiros, pois ele estava se endividando com a crescente perda de patrocinadores o fez tomar medidas precipitadas, porém inteligentes.

           O diretor do filme pecou ao retratar as relações de forma promíscuas entre a imprensa e o poder, seja ele estatal ou empresarial. Além do mais, relações demonstradas de forma escrachada no filme. Outra grande crítica recebido é ao fato de que a falta de identificação das referências de outros personagens importantes dificultou o entendimento do filme.

              Essa obra foi aconselhada de observação na matéria de planejamento gráfico e editorial do curso de jornalismo para que se possa analisar e refletir sobre o desenvolvimento nacional dos meios de comunicação. Disponível na Netflix.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s